A reestruturação do Laboratório de Matemática oferece, ao professor e aos alunos, novas ferramentas no processo de aprendizagem da Matemática. No dia 19 de abril, os alunos do segundo ano do Ensino Médio consolidaram ludicamente a aprendizagem dos conceitos de reta, semirreta e plana, demarcando e aplicando no espaço físico os conhecimentos apresentados nas aulas teóricas, já os alunos da Professora Silvia estruturaram modelos geométricos através da utilização de diversos materiais.
“A manipulação com diversos tipos de materiais possibilita transpor a geometria intuitiva para a realidade concreta do aluno e assim podemos tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos”, explica a Professora Sílvia.
“Alguns conhecimentos matemáticos exigem um nível de abstração que muito de nossos alunos ainda não desenvolveram e, por isso, a manipulação concreta possui um papel importantíssimo nesse cenário. Além disso, acredito que inteligência é o desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências, conforme expõe Howard Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas. É de máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências seja ela cenestésica corporal, sonora musical, linguística ou geométrica. Estendendo esse conceito de Gardner, acredito que se combinarmos essas diversas inteligências para aprendizagem da matemática a construção do conhecimento tornar-se-á extremamente eficiente e promissora. Por que não cantar em matemática? Por que não produzir textos? Por que não brincar?”, complementa o Professor Marcello.
“Manipular o concreto, explorar o lúdico, explorar a cinestesia e os recursos midiáticos são recursos didáticos que consolidam a promovem a eficiência na aprendizagem da matemática”, enfatiza o Professor Marcello.
Os Professores Marcello e Sílvia destacam que “a coleção de Matemática do Ensino Fundamental e Médio proporciona a aprendizagem de maneira contínua e gradual durante todas as seriações e não de forma linear e estanque como ocorria antigamente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário